Tudo sobre a cárie | O problema dental mais comum

Afinal, o que é essa tal de cárie?

Cárie é uma doença causada por bactérias que se instalam na superfície dos dentes, quando existe a placa dental. Existem cáries que conseguimos visualizar, e outras que apenas o dentista consegue diagnosticar.

A cárie é um sério problema. Se não for tratada, ela pode destruir seu dente e atingir a polpa (nervo) e resultar em um abscesso, uma área de infecção na ponta da raiz. Uma vez formado o abscesso, ele só pode ser tratado através do tratamento do canal, de cirurgia ou da extração do dente.

E as causas?
O maior vilão da saúde bucal é também o responsável pela cárie: o açúcar dos alimentos (carboidratos principalmente). O açúcar é transformado em ácido, esta causa a desmineralização do esmalte dental (que é a camada mais externa do dente), iniciando o processo carioso.

Quando uma quantidade suficiente de esmalte sob a superfície já tiver sido destruída, a superfície se desmorona, expondo a cavidade de cárie se inicia a Nesta fase normalmente se inicia a dor.

A saliva ajuda a equilibrar a acidez da região e devolver os minerais ao dente, mas, quando há presença acentuada de açucares e escovação deficiente ocorre um desequilíbrio desta acidez, iniciando a doença cárie.

Os adultos, quando sofrem de xerostomia (boca seca), são os principais alvos da cárie.  A xerostomia pode ser decorrente de alguma doença, de medicamentos, da radioterapia e da quimioterapia, e pode ser temporária (dias ou meses) ou permanente, dependendo de suas causas.

Sinais e sintomas mais comuns:

• Dor de dente
  • Sensibilidade a alimentos e bebidas doces, quentes ou frios
  • Dor ao mastigar

Tenha um tratamento eficaz

A forma mais imediata para tratar a cárie é consultar seu dentista para que ele possa orientá-lo e tratar todas as lesões da cárie.

O tratamento mais comum e efetivo para combater a cárie é a restauração do dente removendo a lesão. Portanto, se apresentar sinais de cárie, é muito importante visitar o dentista imediatamente para receber o tratamento adequado.

Lembre-se: Prevenir é sempre melhor. O uso de produtos que contenham flúor pode ajudar a prevenir a cárie. O flúor penetra na estrutura dental tornando mais resistente à desmineralização e, portanto, mais resistente à cárie dental.

Mas também tenha cuidados EM CASA

Alguns hábitos caseiros para prevenir a cárie:

1. Evitar, ou pelo menos minimizar o consumo de alimentos açucarados e pegajosos.
  2. Escovar os dentes regularmente com creme dental com flúor. O flúor ajuda a prevenir a cárie pois torna o dente mais resistente.
  3. Usar diariamente o fio dental para eliminar a placa e partículas de alimentos nos espaços entre os dentes.

Obs.: Para prevenir a cárie em crianças, devemos ensiná-las e ajudá-las a ter hábitos de higiene bucal adequados. Consulte um dentista para determinar quando a criança pode começar a utilizar o creme dental com flúor. Procure iniciar as visitas ao dentista já no primeiro ano de vida com o Plano OdontoGroup OdontoKids. Visite o dentista a cada seis meses para uma revisão.

Existem tipos de cárie?

• Cárie coronária (na coroa do dente) — é o tipo mais comum. Ocorre tanto em criança como em adultos. A cárie coronária se localiza nas superfícies de mastigação ou entre os dentes.
  • Cárie radicular (na raiz do dente) — à medida que envelhecemos, a gengiva se retrai, deixando partes da raiz do dente expostas. Como não existe esmalte cobrindo as raízes do dente, estas áreas expostas se deterioram mais facilmente.
  • Cárie recorrente (“infiltração”) — o desgaste pode ocorrer em volta das restaurações e coroas existentes, assim estas áreas tendem a acumular placa, que acabam levando ao início de novas cáries.