Periodontite e Covid-19. Fique atento!

Se você  tem Periodontite, fique atento às informações desta matéria.

A Periodontite é uma doença  grave que afeta a saúde bucal. É uma inflamação que ocorre  nas estruturas de suporte dos dentes (gengiva e osso) causada por acúmulo de  placa  bacteriana.

Relação entre periodontite e COVID-19

Pesquisadores de um estudo recente, realizado no Catar, avaliaram  radiografias bucais de 568 pacientes que tiveram a Covid -19 e constataram que pessoas com a forma mais grave de Periodontite tinham risco maior de serem entubadas, internadas na UTI ou morrerem por causa do corona vírus (estudo desenvolvido pelos países do Catar, Espanha e Canadá, publicado no Journal of Clinical Periodontology).

É possível que a Periodontite cause uma inflamação sistêmica que pode agravar outros problemas, como: doenças cardíacas, respiratórias, diabetes e obesidade. E como já sabemos, esses problemas estão diretamente ligados aos casos mais sérios de Covid-19.

Os pesquisadores afirmam que a Periodontite pode agravar um processo inflamatório decorrente da infecção, podendo provocar piora do quadro de uma pessoa diagnosticada com Covid-19. Portanto, é muito importante cuidar da saúde bucal, e redobrar os cuidados neste momento delicado de Pandemia.

Ressaltamos que a Periodontite não causa Covid-19, e sim pode agravar o quadro de quem já está infectado.

Lembre-se de que não é necessário fugir dos consultórios de dentistas por medo de contrair a Covid-19!

O ambiente de um consultório odontológico é seguro, além dos equipamentos de proteção individual, todos os profissionais seguem as normas de Biossegurança estabelecidas pelos órgãos de saúde.