Manifestações bucais da Anorexia e Bulimia

A anorexia e bulimia são transtornos alimentares graves que podem danificar seus dentes de diversas maneiras. Ocorrem com mais frequência em adolescentes e adultos jovens, podendo o cirurgião dentista ter um papel fundamental no seu diagnóstico.

Quando um indivíduo está com bulimia, entra em um ciclo de comer compulsivamente e vomitar. Os ácidos estomacais que passam pela boca durante o vômito podem desgastar o esmalte dos dentes, causando  erosão,  cáries e  sensibilidade. É comum também aparecer gengivite e queilite( inflamação dos lábios).

Já a  anorexia apresenta complicações bucais menos intensas e menos comuns, podendo apresentar as mesmas características que a bulimia. A severidade das alterações vai depender da duração do transtorno apresentado pelo paciente.

Como a anorexia e a  bulimia podem afetar sua boca e seu corpo ?

Tanto a anorexia como a bulimia, têm efeitos negativos e agressivos em seu organismo. A falta de alimentos causa deficiência de vitaminas, minerais e nutrientes essenciais, fazendo com que o seu corpo não funcione corretamente e acarrete vários problemas e reações, como:

Perda de peso;

Queda de cabelos;

Baixa temperatura corporal;

Ausência ou irregularidade do ciclo menstrual nas mulheres;

Problemas cardíacos, insuficiência renal e possível morte;

Os efeitos desse problema também são refletidos em nossa saúde bucal, como:

Boca seca e aumento das glândulas salivares;

Lábios secos e/ou  trincados ;

Lesões bucais e gengivite ;

Erosão severa  dos dentes;

Bruxismo;

Sensibilidade dos dentes  ao frio e quente  ;

Muitas vezes, estas manifestações  podem ser o primeiro sinal  da existência do transtorno alimentar, assim o cirurgião-dentista  pode ser o primeiro profissional da saúde a diagnosticar a doença.

Mas deve-se ressaltar que mesmo tratando os dentes, é extremamente importante tratar o distúrbio alimentar que é a chave do problema.

Caso você tenha, suspeite ter ou conheça alguém com estas condições, procure ajuda médica  e trate o distúrbio alimentar urgente!

Fonte de pesquisa: http://revodonto.bvsalud.org/pdf/rbo/v69n2/a10v69n2 : Rev. bras. odontol., Rio de Janeiro, v. 69, n. 2, p. 190-3, jul./dez. 2012