Herpangina: causas e tratamentos

O que é Herpangina?
É uma doença altamente contagiosa que afeta na maioria das vezes crianças entre 3 a 10 anos, mas que também pode afetar crianças mais velhas e até mesmo adultos.

Causada por um vírus  chamado Coxsackie, a herpangina é mais comum no período de dias mais quentes do ano, principalmente no verão. Pode ser curada em poucos dias, embora haja casos bem raros de complicação.

Como é o contágio?
Pode acontecer quando a criança entre em contato com as secreções de uma pessoa infectada com a doença, pode ser através de um espirro ou tosse, por exemplo.

O vírus também pode ser encontrado nas fezes, ou seja, mais comum em fraldas e roupas sujas. E como se trata de uma doença altamente contagiosa, a fácil transmissão é mais comum em berçários  e creches.

Quais os sintomas?
Podem aparecer entre 4 a 14 dias após o conto com o vírus, aparecendo sintomas, como:

• Bolhas na boca e na garganta, que quando estouram deixam manchas esbranquiçadas;
  • Garganta vermelha, irritada e com dores;
  • Febre repentina que geralmente dura 3 dias;
  • Pequenas feridas brancas dentro da boca com um círculo avermelhado à volta
  • A criança pode apresentar de 2 à 12 pequenas aftas dentro da boca (geralmente aparecem no céu da boca, língua, garganta, úvula e amígdalas.
  • Pode também surgir ínguas na região do pescoço.

PS: Alguns sintomas podem ser semelhantes ao de gripe, mas não tem relação com o vírus.

Quais os tratamentos?
O tratamento é feito por meio do alivio dos sintomas, já que não é possível eliminar o vírus com antibióticos. Portanto o melhor a se fazer é aliviar os sintomas e dar maior alivio para a criança, até que as lesões cicatrizem.

Geralmente, as infecções desaparecem de 7 a 10 dias. É muito importante procurar um médico para dar o diagnóstico certinho da doença, analgésicos podem ajudar a aliviar as dores na garganta e na boca e é importante manter a criança bem hidratada.

É muito importante que não se faça nenhuma medicação sem antes procurar ajuda médica/odontológica. Somente o médico/dentista podem ajudar e determinar as melhores opções de tratamento.

Fonte de pesquisa: