Blog

Entenda mais sobre o novo coronavírus e os cuidados necessários!

O que muda nos atendimentos odontológicos?

A fim de assegurar o bem-estar de nossos beneficiários e seguindo as recomendações do Ministério da Saúde e da Agência Nacional da Saúde Suplementar (ANS), Conselhos Regionais de Odontologia e Conselho Federal de Odontologia, a OdontoGroup orienta que consultas, exames, manutenções e cirurgias que não se enquadrem em casos de urgência e emergência sejam adiadas.

Também orienta verificar junto às clínicas conveniadas sobre a necessidade de concluir algum tratamento iniciado ou a possibilidade de adiar para momento mais oportuno, tendo em vista as recomendações sobre quarentena para reduzir as possibilidades de contaminação em massa.

Em casos de urgências e emergências encontre as clínicas conveniadas em nosso aplicativo (OdontoGroup Associado) ou no site.

  • (61) 3421 0000 (Distrito Federal)
  • (81) 3031 4141 (Pernambuco)
  • 4007 1087 (Capitais e Regiões Metropolitanas)
  • 0800 704 3663 (Demais Localidades)

O que é o coronavírus?

O Covid-19, doença provocada pelo novo coronavírus Sars-Cov-2, foi declarada como pandemia pela Organização Mundial da Saúde (OMS) no dia 11 de março e algumas precauções precisam ser tomadas para conter o contágio da doença. Segundo a OMS, uma pandemia é a disseminação mundial de uma nova doença. O termo é utilizado quando uma epidemia – grande surto que afeta uma região – se espalha por diferentes continentes com transmissão sustentada de pessoa para pessoa. A última pandemia enfrentada no Brasil foi a H1N1, mais conhecida como gripe suína, em 2009.

Cuidados necessários para evitar a transmissão:

Assim como outras epidemias/ ou pandemias, o coronavírus tem causado pânico generalizado na população, principalmente em se tratando de uma doença inusitada que ainda não é 100% conhecida pelos pesquisadores e profissionais da saúde. Esse pânico causa estresse e ansiedade e por isso a Organização Mundial da Saúde (OMS) publicou orientações para preservar o bem-estar durante a pandemia:

  • Colocação de equipamentos com álcool em gel em serviços públicos e privados. Toalhas de papel também devem estar disponíveis;
  • Aumento na frequência de limpeza de locais onde muita gente coloca as mãos corriqueiramente. Exemplos: maçanetas e corrimãos;
  • Se você possui uma doença crônica ou é idoso, evite grandes aglomerações;
  • Lave as mãos com regularidade, passe álcool em gel, evite apertos de mãos e abraços;
  • Pacientes com doenças crônicas devem pedir receitas de remédios com maior validade para irem aos postos de saúde com menos constância;
  • Cancelar ou adiar eventos pontuais em locais fechados com mais de 100 pessoas.

Quais os sintomas?

Os sintomas são muito similares a gripe, tornando impossível a distinção somente pelos sinais clínicos. Deve-se ficar atento à febre alta, tosse e falta de ar. A conclusão final vem através de testes que descartam a gripe e outras enfermidades e de um exame específico para o Sars-Cov-2, disponível nas redes pública e privada. Ele detecta o agente infeccioso pela sua carga genética, a partir de amostras das vias aéreas ou de catarro.