O beijo simboliza o carinho, afeto e amor. Você sabia que os batimentos cardíacos chegam a 150 por minuto, 30 músculos do seu rosto são exercitados e você pode queimar até 15 calorias? Tudo em só um beijo!
Mas fique em alerta com a saúde bucal para evitar males indesejáveis, pois algumas doenças são causadas por bactérias, vírus e fungos que se multiplicam por meio da saliva e podem ser transmitidas durante o beijo, como:
Mononucleose
Também conhecida como “doença do beijo”, é bastante recorrente em grandes festas como o carnaval. Seus sintomas geralmente são: mal-estar, dor no corpo, febre, dor de garganta e fadiga. Embora não tenha tratamento específico, recomenda-se a ingestão de líquidos , repouso e medicamentos para aliviar os sintomas. Desaparece em torno de duas semanas.
Herpes
O herpes é causado por vírus assim como a mononucleose. São lesões na pele que se manifestam geralmente na região dos lábios e os sintomas mais comuns são: coceira, ardência e pequenas bolhas doloridas. Uma vez a pessoa infectada, eventualmente a doença pode se manifestar, em momentos de estresse emocional , baixa imunidade e exposição excessiva ao sol. O tratamento é feito com antivirais e as lesões desaparecem em torno de 7 a 15 dias.
Sífilis
É isso mesmo, sífilis também pode ser transmitida pelo beijo! Embora sua transmissão é predominantemente pela via sexual, se a pessoa possuir feridas na região da boca, a bactéria também pode ser transferida pelo beijo ou pelo toque nas lesões. Os sintomas são: feridas pequenas que não cicatrizam geralmente na língua e lábios. A doença deve ser tratada de forma correta para não evoluir para fases mais graves e acarretar sérias consequências cerebrais e cardíacas.
Caxumba
Doença viral aguda e contagiosa que afeta as glândulas salivares. Os sintomas mais comuns são: febre, calafrios, dores de cabeça, musculares, ao mastigar ou engolir , fraqueza e inchaço na região da mandíbula. A incubação da doença varia de 12 a 25 dias, sendo seu tratamento com medicamentos analgésicos para aliviar os sintomas.
Catapora
É uma infecção viral facilmente transmitida para outras pessoas . Os sintomas são: pequenas bolhas na pele, que vão se espalhando pelo corpo e podem agravar caso vire feridas. Além disso, pode surgir dor no corpo, febre e cansaço. Assim que surgir os primeiros sintomas é necessário procurar o serviço de saúde mais próximo para que um profissional possa orientar o tratamento e avaliar a gravidade da doença.
Covid-19
Evite o beijo se você estiver infectado com a Covid-19. A prevenção e o distanciamento social são importantes para evitar a transmissão. Ainda não existem tratamentos específicos e o período de contágio ocorre em torno de 15 dias.
Por isso é importante manter sempre uma alimentação saudável e a rotina da higiene bucal, com a escovação de forma correta e o uso diário do fio dental, além de consultas regulares ao seu dentista.
Lembre-se que é muito importante procurar um médico caso apresente qualquer um dos sintomas mencionados acima na lista de doenças.
Fontes de pesquisas:
https://www.sorrisologia.com.br/
https://jornal.usp.br/podcast/pilula-farmaceutica
http://www.saude.df.gov.br/