Doenças relacionadas ao beijo

O beijo simboliza o carinho, afeto e amor. Você sabia que os batimentos cardíacos chegam a 150 por minuto, 30 músculos do seu rosto são exercitados e você pode queimar até 15 calorias? Tudo em só um  beijo!

Mas fique em alerta com a saúde bucal para evitar males indesejáveis, pois algumas doenças são causadas por bactérias, vírus e fungos que se multiplicam por meio da saliva e podem ser transmitidas durante o beijo, como:

Mononucleose

Também conhecida como “doença do beijo”, é bastante recorrente em grandes festas como o carnaval. Seus sintomas geralmente são: mal-estar, dor no corpo, febre, dor de garganta e fadiga. Embora não tenha tratamento específico, recomenda-se a ingestão de líquidos , repouso e medicamentos para aliviar os sintomas. Desaparece em torno de duas semanas.

Herpes

O herpes é causado por vírus assim como a mononucleose.  São lesões na pele que se manifestam geralmente na região dos lábios e os sintomas mais comuns  são: coceira, ardência e pequenas bolhas doloridas. Uma vez a pessoa infectada, eventualmente a doença  pode se manifestar, em momentos de estresse emocional ,  baixa imunidade e exposição excessiva ao sol. O tratamento é feito com antivirais e as lesões desaparecem em torno de 7 a 15 dias.

Sífilis

É isso mesmo, sífilis também pode ser transmitida pelo beijo!  Embora sua transmissão é predominantemente pela via sexual, se a pessoa possuir  feridas na região da boca, a bactéria também pode ser transferida pelo beijo ou pelo toque nas lesões.  Os sintomas são: feridas pequenas que não cicatrizam  geralmente na língua e lábios.  A doença deve ser tratada de forma correta para não evoluir para fases mais graves  e acarretar sérias consequências cerebrais e cardíacas.

Caxumba

Doença  viral aguda e contagiosa que afeta as glândulas salivares.  Os sintomas mais comuns  são: febre, calafrios, dores de cabeça,  musculares, ao mastigar ou engolir , fraqueza  e inchaço na região da mandíbula. A incubação da doença varia de 12 a 25 dias, sendo seu tratamento com medicamentos analgésicos para aliviar os sintomas.

Catapora

É uma infecção viral  facilmente transmitida para outras pessoas . Os sintomas são: pequenas bolhas na pele, que vão se espalhando pelo corpo e podem agravar caso vire feridas. Além disso, pode surgir dor no corpo, febre e cansaço. Assim que surgir os primeiros sintomas é necessário procurar o serviço de saúde mais próximo para que um profissional possa orientar o tratamento e avaliar a gravidade da doença.

Covid-19

Evite o beijo se você  estiver infectado com a Covid-19. A prevenção e o distanciamento social são importantes para evitar a transmissão. Ainda não existem tratamentos específicos e o período de contágio ocorre em torno de 15 dias.

Por isso é importante manter  sempre uma alimentação saudável e a   rotina da  higiene bucal, com a escovação de forma correta e o uso diário  do fio dental, além de consultas regulares ao seu dentista.

Lembre-se que é muito importante procurar um médico caso apresente qualquer um dos sintomas mencionados acima na lista de doenças.

Fontes de pesquisas: