Blog

Como evitar o mau hálito?

A Halitose é um problema que chamamos de mau hálito e é muito temida pelas pessoas. É uma situação bastante comum, aproximadamente 85% das causas são orais: cáries, problemas de gengiva, restaurações quebradas, dentes quebrados, baixa salivação e a higiene bucal incorreta.

Outras causas do mau hálito são os distúrbios gástricos, doenças renais e hepáticas, infecções no aparelho respiratório (como sinusite e dor de garganta) e diabetes.  O consumo de certos alimentos como os embutidos, cebola e alho também podem comprometer o hálito, assim como o consumo excessivo de café e álcool.

Daremos algumas dicas que vão além da escovação, que podem evitar o mau hálito e garantir a sua saúde bucal. Confira:

Escove e passe fio dental nos dentes regularmente

Escove seus dentes pelo menos três vezes ao dia e passe o fio dental diariamente. Isso deve remover os restos alimentares e as bactérias presentes entre os dentes e a linha da gengiva.

Limpe sua língua

A língua também é um viveiro de bactérias, células mortas e restos alimentares. Use sua escova de dentes para escovar a língua, ou um limpador de língua.

Hidrate-se com frequência

Beba bastante água para hidratar o corpo e estimular a produção de saliva, pois a boca seca também pode provocar o mau hálito.

Cuidado com a alimentação

Dietas ricas em proteínas e baixas em carboidratos, alimentos ácidos, doces e temperos fortes, podem deixar um mau odor na sua boca. Portanto, siga uma dieta correta, recomendada por um especialista em nutrição. Evite também ficar muito tempo sem se alimentar, o jejum prolongado também pode causar mau hálito.

Visite seu dentista

Se você tem bons hábitos de cuidados bucais e ainda está com mau hálito, é necessário procurar um dentista para verificar o que está causando.

Cuidado com alguns tratamentos caseiros que são divulgados sem orientação de especialistas

Nossos especialistas dizem que o uso de água oxigenada e bicarbonato de sódio, por exemplo, são alguns dos tratamentos caseiros que devem ser evitados. Essas substâncias podem trazer inúmeros prejuízos à saúde bucal quando utilizadas sem qualquer orientação profissional e podem gerar problemas graves, como o desgaste dos dentes, danos ao esmalte dental hipertrofia de papilas linguais e ferimentos na boca. Por isso, o ideal é consultar um dentista para um tratamento adequado e seguro.

A higiene bucal é essencial para evitar o mau hálito. Fique atento a essas dicas e tenha um hálito mais fresco e dentes protegidos.

Skip to content