Blog

Cárie de mamadeira

Seu bebê pega no sono mamando sem que seja feita a higiene da boca?Atenção a esse hábito, pois pode ser prejudicial à saúde bucal do seu filhinho (a).
É um hábito que pode facilitar o surgimento da cárie de mamadeira.

E o que é cárie de mamadeira?

 Fonte da imagem: Primz/Getty Images – https://claudia.abril.com.br/saude/o-que-e-a-carie-de-mamadeira-e-como-evita-la/

É um problema grave, também conhecido como “cárie da primeira infância” e geralmente  ocorre quando a criança recebe aleitamento artificial principalmente à noite.

É uma cárie de progressão rápida que compromete principalmente os dentes  superiores anteriores (dentes da frente), os quais  ficam em maior contato com os líquidos ingeridos pela criança.

Vale ressaltar que qualquer pequeno que mama no peito ou mamadeira de forma indiscriminada, pode adquirir cárie, se o responsável não realizar a  higiene adequada.

O perigo da cárie de mamadeira

Em qualquer caso da cárie, se não for tratada o quadro pode se agravar . E o mesmo acontece com os bebês. Inicia-se  com a desmineralização dos  dentes  e  primeiro se  apresenta  com  manchas brancas nas superfícies, que vão  progredindo e destruindo a estrutura do esmalte e dentina, podendo causar dores, problemas na fala e até levar a necessidade de um canal ou perda do dente.

Quais os cuidados necessários?

Para evitar a cárie de mamadeira, é necessário todo o cuidado com a cavidade bucal dos pequeninos. Procure dar exclusividade ao aleitamento materno (no mínimo até os 6 meses de vida), entretanto,  caso seja necessário introduzir a mamadeira deve-se ter os seguintes cuidados:

• Realize a higiene da boca após cada mamada com uma gaze ou um paninho macio e umedecido com soro ou água filtrada;

• Não deixe a criança adormecer mamando;

• Evite alimentar o bebê de madrugada;

• Não adoçar com açúcares o leite,  o mingau ou qualquer líquido que vá à  mamadeira, principalmente  à noite;

• Utilizar a mamadeira até o máximo os 18 meses de vida;

Não esqueça  que após o surgimento dos primeiros dentinhos de leite o cuidado com a higiene bucal deve ser redobrado. Lembrando que agora já deve-se utilizar escovas de dentes infantis  apropriadas.

O  acompanhamento de um profissional desde os primeiros meses  de vida é  muito importante , consulte um  dentista para te auxiliar nos  cuidados com  a saúde bucal do seu bebê. Com seus cuidados ele poderá crescer sem apresentar nenhuma cárie.

Fonte de pesquisa: https://www.sorrisologia.com.br
https://jornal.usp.br/podcast/momento-odontologia-48-a-carie-na-primeira-infancia/

Skip to content