Antibióticos estragam os dentes?

Determinados antibióticos como a tetraciclina, podem sim comprometer os dentes de leite da criança desde a gestação. E se utilizados na infância, podem prejudicar a formação dos dentes permanentes.

E como isso ocorre?

A tetraciclina tem a reação de se unir a dentina dos dentes que estão se formando, provocando manchas, essa reação vai depender da quantidade de medicamento que está sendo ingerido pelo paciente, além da sua idade.

Lembrando que o composto não é capaz de agir em dentes já formados. Ele age durante a gestação ou quando os dentes estão sendo formados no útero da mãe ou em crianças até 12 anos de idade.

O grau de comprometimento varia de acordo com a quantidade e o tempo que o medicamento é usado, podendo causar manchas com tonalidades amareladas, castanho cinza, de maneira uniforme ou em faixas, na coroa dentária. Vale ressaltar que mesmo causando manchas feias, não afeta a estrutura e os dentes são funcionalmente normais.

Existe tratamento para as manchas causadas pelo antibiótico?

O paciente deve ir a um dentista para verificar o grau de comprometimento, o profissional possuirá diversos recursos, de acordo com a necessidade da criança, afim de melhor a estética dental, como: técnicas de clareamento, resinas ou trabalhas em porcelana.

Não dê remédios sem orientação de um profissional

Proteja a saúde bucal e geral do seu pequeno. Não tome e nem dê remédios sem orientação médica, podem causar efeitos colaterais sistêmicos e bucais graves.
Todas as medicações devem ser cuidadosamente prescritas por profissionais especializados e em momento nenhum por automedicação, pois é importante conhecer as composições farmacológicas e como  elas atuam no organismo.

Fontes:

www.sorrisologia.com.br