Saiba tudo sobre sensibilidade nos dentes + DICA EXTRA

De uma hora para outra, ao tomar um café ou comer um sorvete, você sentiu uma pontada forte nos dentes? Se sim, pode ser sensibilidade – e pode vir em vários níveis de dor.

O que é a sensibilidade dental?

Hipersensibilidade dentária ou sensibilidade nos dentes é um problema muito comum que se desenvolve no paciente ao longo da vida, devido a problemas comuns, como retração gengival ou desgaste do esmalte dentário.
A sensibilidade surge quando a dentina (parte interna dos dentes) fica exposta por falta do esmalte dental. A exposição da dentina ocorre por vários fatores externos que estimulam os nervos dos dentes, ocasionando a conhecida dor (aguda e breve). É uma dor muito característica em momentos muito específicos, se tornando impossível do paciente não perceber.
São várias as causas dessa sensibilidade ou hipersensibilidade nos dentes. Veja:

As Causas da sensibilidade/ ou hipersensibilidade:

As principais causas que provocam a sensibilidade são:

• Escovação com excesso de força ou incorreta e uso de cremes dentais muito abrasivos
  • Hábitos de morder objetos ou roer as unhas
    Falta de higiene bucal
  • Ingestão, em excesso, de alimentos cítricos e/ou ácidos (como os refrigerantes)
  • Bruxismo – O ato de ranger os dentes – involuntariamente – durante a noite acelera o desgaste do esmalte dentário.
  • Gengivite que pode causar a retração da gengiva

Todos estes hábitos afetam a saúde dos dentes, podendo ocasionar os seguintes sintomas:

• Dor ao ingerir alimentos ou bebidas geladas
  • Dor ao ingerir alimentos ou bebidas quentes
  • Dor ao ingerir alimentos doces ou azedos
  • Dor ao inspirar ar frio
  • Dor ao escovar os dentes

Tratamentos

Somente um dentista poderá confirmar se você apresenta hipersensibilidade dentinária. Se você estiver com algum problema dentário, sempre peça orientação ao seu dentista.
Para o tratamento da sensibilidade nos dentes, o seu dentista poderá indicar aplicação de verniz com flúor, orientação para que você utilize um creme dental específico para sensibilidade, ou tratamento com laser. Caso seja necessário, ele também pode indicar uma restauração das áreas que perderam muito esmalte, ou até cirurgia para as gengivas (através de enxerto gengival).

Saiba prevenir a sensibilidade nos dentes

Sempre tenha cuidado ao escovar os dentes. Use cremes dentais pouco abrasivos e escovas com cerdas macias, fio dental no mínimo 2 x ao dia e procure consumir alimentos e bebidas com baixa acidez.
Lembrando que a prevenção para este tipo de problema deve ser feita por você e por seu dentista, através de visitas regulares.
Dedique um tempo para a sua saúde bucal. Esse investimento irá valer a pena.

DICA EXTRA

Não tenha pressa para escovar os dentes após as refeições. Os ácidos dos alimentos presentes na boca após uma refeição reagem com a pasta, e podem desgastar o esmalte. Sempre que possível aguarde até 30 minutos depois de comer para a higienização bucal.
Se você achar que necessita de algum tratamento, o passo mais importante é consultar seu dentista para que ele determine a causa da sensibilidade dos dentes e ajude você a encontrar uma solução que seja eficaz.