Blog

Qual o tipo mais indicado de fio dental para os seus dentes?

Tipos de fio dental

A escovação regular não é  suficiente para uma boa higiene bucal. O uso do fio dental é  muito importante para eliminar toda a sujeira que a escova de dentes não consegue alcançar e se usado corretamente previne o surgimento de cáries, mau hálito e doenças gengivais. Existem diversos tipos de fio dental no mercado e hoje vamos te ajudar a esclarecer qual a diferença entre eles. Confira:

Múltiplos filamentos

É aquele fio dental mais tradicional que é normalmente produzido a partir de tecidos. Ideal para pessoas com dentes muito juntos, pois o material é maleável e se adapta ao formato dos dentes.  Têm o preço mais acessível e pode ser encontrado facilmente em mercados e farmácias.

Filamento único

É chamado de fita dental, tem um modelo mais achatado e é bem resistente.   

Embora mais caro, o fio de filamento único  desliza facilmente entre os dentes, mesmo com pouco espaço, e não se rompe.

Específicos para quem usa próteses ou aparelhos ortodônticos

Existem no mercado, fios dentais que facilitam a vida das pessoas que usam coroas, pontes , implantes ou  aparelhos ortodônticos. Estes fios dentais , chamados super floss, auxiliam na limpeza mais profunda e costumam ter uma das pontas mais rígidas para facilitar a passagem  entre o aparelho ou a prótese e o restante mais macio para passar entre os dentes.

Fio  dental com haste

Encontrado também com o nome de “flosser” nas farmácias, é feito em material plástico e  tem uma extremidade curvada que dá suporte ao filamento. Uma  ótima opção para incentivar as crianças ao hábito do uso do fio dental e para as pessoas com dificuldades motoras, pois seu formato ergonômico permite segurança e facilidade no manuseio.

Como utilizar corretamente o fio dental?

Agora que vimos os tipos e para quais necessidades, você sabe como usar corretamente o fio dental?

Confira as dicas para um bom uso do seu fio dental (passo a passo baseado no tipo   monofilamento e multifilamento):

  • Certifique-se que suas mãos estejam limpas na hora do uso;
  • Enrole as extremidades do fio com  cerca de 40 cm em cada dedo médio;
  • Com o indicador e o polegar de ambas as mãos, deslize o fio entre os dentes, higienizando a região próxima às gengivas;
  • Leve o fio na base dos dentes, mas cuidado para não fazer a higienização com movimentos bruscos;
  • Repita esse  movimento em todos espaços interdentais.

Não existe um fio dental certo

Não existe um que seja errado ou certo, o que existe são modelos diferentes que atenderão à sua  necessidade. Por isso, o ideal é buscar orientação de um dentista para entender qual é o melhor tipo para o seu caso em específico.

O fio dental é de extrema importância!

Usar o fio dental com frequência é essencial para uma boa higiene bucal.  Procure utilizar um que se adapte melhor aos seus dentes  e passe diariamente após as principais refeições.

Fontes:

https://www.sorrisologia.com.br/noticia/fio-dental-conheca-os-tipos-e-suas-utilidades_a610/1
https://blog.odontocompany.com/conheca-5-tipos-de-fio-dental-e-saiba-como-utiliza-los-corretamente/

https://www.colgate.com.br/oral-health/brushing-and-flossing/how-to-floss?gclid=CjwKCAjw_o-HBhAsEiwANqYhp6u12Ta-iPlFpoaUViwLbF-0ebYDsteRd-YJxnyCtj1D19JZR2NOSRoCGK8QAvD_BwE

https://saude.abril.com.br/blog/cuide-da-sua-boca/tire-suas-duvidas-sobre-o-uso-do-fio-dental/

Skip to content