Blog

Por que mesmo escovando bem os dentes, algumas pessoas desenvolvem cáries ou outras doenças?

Há alguns casos que mesmo escovando bem e nos horários corretos, a cárie ainda aparece.

O motivo é que às vezes o paciente tem a confiança que está escovando corretamente, mas tem algo errado na qualidade da escovação e é necessário investigar se o paciente está fazendo tudo corretamente mesmo. O dentista irá fazer algumas perguntas, como:

  • Você  está escovando da forma correta?
  • A escova é a indicada para o  seu caso?
  • Troca a escova no tempo certinho?
  • Está passando fio dental corretamente?

Além disso, verificar os hábitos alimentares é  muito importante para detectar a causa da cárie. Segundo nossos especialistas, uma dieta rica em  açúcares desde cedo pode ser muito prejudicial, a pessoa que come mais açúcar tem mais risco de cáries mesmo tendo uma boa higiene bucal. O açúcar provoca o aumento da acidez bucal e das bactérias responsáveis pela formação de cáries.

Vale se atentar ainda a respeito de alguns fatores e doenças que causam problemas gengivais sérios, tais como o tabagismo, a diabetes, anemias, leucemias, deficiência de algumas vitaminas e alterações hormonais.

O que fazer quando surgir uma cárie?
A primeira atitude do paciente deve ser procurar um dentista para que seja feito o procedimento adequado. O dentista é responsável por indicar o melhor procedimento e o especialista para que seja feita a remoção da cárie restabelecendo a sua saúde bucal.

Fique de olho na saliva
A boca seca pode ser outro motivo para o aparecimento de cáries, pois ela  tem um efeito protetor. A ausência de saliva abre caminho para vários problemas, como: desmineralização do esmalte do dente,  halitose (mau hálito), inflamação gengival e perda do paladar.

Vale relembrar sempre sobre os cuidados básicos de higiene bucal:
– Troque sua escova de dentes  a cada  3 meses;
– Escolha uma escova adequada   e  um creme dental que contenha flúor;
– Use o fio dental todos os dias, após as refeições;
– Redobre a higiene bucal antes de dormir;
– Vá ao dentista pelo menos 2 vezes ao ano.

Fontes de pesquisa:
https://www.sorrisologia.com.br/noticia/carie-por-que-mesmo-escovando-bem-os-dentes-algumas-pessoas-desenvolvem-a-doenca_a9901/1
https://jornal.usp.br/
https://compass3d.com.br/5-cuidados-diarios-para-manter-a-saude-bucal-em-dia/

Skip to content