Blog

O que acontece se a doença periodontal não for tratada?

A doença periodontal é uma inflamação que afeta a gengiva e/ ou a estrutura óssea de sustentação dos dentes.

As bactérias se alojam formando placas e tártaros e esta ação pode comprometer ou até mesmo destruir as estruturas de suporte dentário.

Se a doença periodontal não for tratada, pode levar até a perda dos dentes, além de danos irreversíveis à saúde.

Fique atento também ao novo Coronavírus (COVID-19), pesquisadores de um estudo recente, realizado no Catar (Journal of Clinical Periodontology), avaliaram radiografias bucais de 568 pacientes que tiveram a Covid -19 e constataram que pessoas com a forma mais grave de Periodontite tinham risco maior de serem entubadas, internadas na UTI ou morrerem por causa do coronavírus (clique e confira a matéria).

Esteja sempre atento aos seguintes sintomas: sangramento gengival constante; gengivas vermelhas/inchadas, retração gengival (quando a gengiva se afasta do dente), presença de pus na gengiva, existência de cálculos bucais (tártaro), placa bacteriana e mobilidade dentária. Em qualquer destes casos, procure imediatamente um dentista e realize os exames necessários. O tratamento dependerá do grau de comprometimento dos dentes e gengiva.

Previna-se contra a doença periodontal

A melhor maneira de garantir um sorriso saudável é cuidar da higiene bucal. Para isso, tenha uma boa rotina de higiene afim de evitar problemas como a gengivite e a periodontite. E Não esqueça de consultar o seu dentista de 6 em 6 meses.

Não deixe que as doenças bucais te impeçam de mostrar seu sorriso.  

Skip to content