Má alimentação e impactos na saúde bucal

É isso mesmo, uma alimentação incorreta pode causar cáries e problemas bucais mais graves.

Freepik

É importante termos uma nutrição adequada e uma dieta equilibrada para que o seu corpo possa absorver bons nutrientes e ter uma boa saúde. Aplica-se à saúde bucal, pois a ingestão exagerada de alimentos que têm grande teor de açúcares e amidos fazem muito mal aos dentes.

A ingestão exagerada de açúcar e amido, podem causar grandes estragos devido à maior produção de ácidos pelas bactérias presentes na placa bacteriana. Com o tempo, esses ácidos destroem o esmalte, formando as famosas e nocivas cáries.

Confira algumas dicas para melhorar sua saúde bucal:

Quando ingerir alimentos com açúcar ou amido, consuma-os durante as refeições do dia e não entre as refeições, para poder fazer a escovação dental nestes períodos. Quando for consumir esses alimentos fora do período das refeições, sempre escove os dentes após comer, para eliminar o açúcar.

Agora uma dica de ouro e acredito que você já esteja por dentro desta: Tenha sempre uma escova de dente portátil para estes momentos!

Não esqueça dos cuidados preventivos com profissionais. Agende consultas regulares ( 6 em 6 meses) com um dentista, para prevenir e para descobrir com antecedência quaisquer sinais de problemas bucais.

E a última dica te deixará mais tranquilo, pois trata-se de vários alimentos que fazem super bem para a saúde e são ótimos aliados dos seus dentes, confira alguns deles:

Queijo

<a href='https://www.freepik.com/photos/food'>Food photo created by gpointstudio - www.freepik.com</a>

Se você ama queijo, sinta-se feliz! Um estudo da General Dentistry, publicado na edição de maio no ano de 2013,  na Revista Americana de Odontologia, constatou que comer queijo eleva o PH da boca e reduz o risco de cárie. Também contem cálcio e proteína, ótimos nutrientes para o seu corpo e para seus dentes.

Folhas verdes:

São ricas em vitaminas, minerais e ácido fólico que são perfeitos para a saúde, e o melhor; contém poucas calorias. São ricas em cálcio, responsável pela formação e manutenção óssea dos dentes.

Amêndoas:

São fontes de cálcio e proteínas com baixo teor de açúcar, ajuda a manter uma dieta nutritiva e a manter a saúde dos dentes.

Maçã:

A maçã é rica em vitaminas e nutrientes, ajuda a manter os dentes limpos, a mastigação da fruta “massageia” a gengiva, aumenta o fluxo de saliva, e ajuda no combate às cáries.

Gostou da matéria, compartilhe com seu amigos e familiares! Acompanhe nosso blog!