Mitos e verdades sobre o chocolate para a saúde bucal

Ele ajuda a deixar seus dias mais doces, completa grande parte das sobremesas e seu gostinho até remete muitas lembranças da infância. Para todos os momentos, o chocolate se torna sempre uma boa pedida. Entretanto, por trás de tantas coisas boas, essa delícia sempre foi considerada a causa de muitas doenças bucais, como a cárie e os estímulos da sensibilidade dentária. Mas será que tudo que sempre ouvimos é verdade? Para esclarecer essas dúvidas sobre os efeitos do chocolate para a saúde bucal, convidamos você a ler esse post.

Chocolate estimula a sensibilidade?

Verdade. A sensibilidade dentária é um problema que afeta a polpa do dente. O cenário normalmente acontece quando o esmalte sofre um desgaste, deixando a dentina exposta. Por isso sentimos dor ao mastigar algum alimento quente, gelado, cítrico ou doce, como o próprio chocolate. Por isso, se sentir algum desconforto, não hesite em procurar seu dentista para tratar o problema.

Chocolate amargo faz bem para os dentes?

Verdade. Você pode não saber, mas a escolha do chocolate influência muito na saúde bucal. De acordo com dentistas, os amargos são as melhores opções para o seu sorriso, pois eles possuem menos açúcar e oferecem menos ingredientes para as bactérias da boca produzirem o ácido que causa a cárie. Os chocolates sem recheio também são os mais indicados, pois grudam pouco nos dentes e são mais fáceis de serem removidos na higiene bucal. Já os chocolates ao leite e branco são os que contém mais açúcar e gordura. Dê preferência àqueles que colaboram para o bem-estar do seu sorriso.

Chocolate pode causar cárie?

Mito. As pessoas costumam culpar os doces pelo aparecimento de cáries, mas não é bem assim que funciona. O chocolate em si não causa o problema, o problema começa no consumo frequente associado a uma má higiene bucal. Então, se bateu aquela vontade de comer o doce, não se preocupe. Basta realizar uma boa escovação e não esquecer de passar o fio dental.

Poucas doses de chocolate não causam cárie?

Mito. Na verdade, o problema não está na quantidade a ser ingerida. Se você comeu um pedacinho de chocolate e esqueceu de escovar os dentes, o risco de ter cárie é o mesmo. O que preocupa é a quantidade de tempo em que o dente fica exposto ao açúcar, e não o tamanho do chocolate que você devorou. No geral, Você pode comer o doce sem grandes preocupações. Só não se esqueça de fazer a higiene bucal em até 30 minutos após as refeições. Desta maneira você estará evitando a cárie e outros problemas bucais.

Fonte: https://www.sorrisologia.com.br/noticia/mitos-e-verdades-sobre-o-chocolate-para-a-saude-bucal_a4349/1

2 comentários em “Mitos e verdades sobre o chocolate para a saúde bucal

1. Sayure David Responder

Excelente conteúdo! Gostaria também de te convidar a visitar também meu Blog, tem muita dica bacana lá, acredito que irá gostar muito. Sucesso!!