Cuidar da nossa saúde bucal é também cuidar da saúde do nosso corpo. Segundo nossos especialistas em odontologia, pela boca é possível identificar várias doenças sistêmicas, autoimunes, infecciosas e neoplásicas (tumores).
Essas doenças podem ser identificadas através de sinais que aparecem primeiro na cavidade bucal como: sangramento gengival e aumento da presença de feridas de vários aspectos nas mucosas.
Entre as principais doenças que se manifestam na boca, destacaremos 6. Confira e fique atento a sua saúde.
É uma doença causada pela deficiência de substâncias essenciais para o funcionamento do organismo, como o ferro ou a vitamina B12. A anemia leva à queda da hemoglobina no sangue e apesar dos principais sintomas serem fadiga, falta de ar ou palidez, observa-se certas alterações na mucosa da boca como palidez das mucosas e atrofia das papilas linguais , deixando a língua com aspecto liso , chamada popularmente por “ língua careca”.
2. Diabetes
Doença que causa desequilíbrio de insulina e glicemia no sangue. Pessoas com diabetes apresentam maior risco para doenças gengivais (gengivite e periodontite) e aumento da presença de aftas, cáries e infecções decorrentes da “ boca seca”. Além disso, há dificuldade na cicatrização de lesões, o que pode ocorrer após uma extração dentária.
3. Câncer bucal
O câncer bucal pode aparecer em qualquer região da boca, como lábios, língua e garganta, bem como nas glândulas salivares, faringe, laringe e seios da face.
Entre os principais sintomas, estão as feridas na boca ou no lábio que não cicatrizam, caroços, inchaços, áreas de dormência e sangramentos sem causa conhecida. Pode se manifestar ainda com a presença de manchas esbranquiçadas ou avermelhadas na parte interna da boca , lábio , língua ou gengiva.
Nas fases mais evoluídas, o câncer de boca provoca ainda mau hálito, dificuldade em falar e engolir, caroço no pescoço e perda de peso.
4. Leucemia
Leucemia ou câncer no sangue, pode se manifestar na boca antes de qualquer manifestação no corpo. Os primeiros sinais podem se apresentar com um quadro de gengivite, inchaço na gengiva ou ulcerações na mucosa do palato, assoalho bucal ou língua. Mas muita calma, é necessário procurar um dentista para investigar as possíveis causas que podem ser outras, como: limpeza incorreta dos dentes, tabagismo ou até mesmo gravidez.
5. Bulimia
Pessoas com bulimia apresentam vários problemas bucais. Um desses problemas é a perimólise, causado pelo contato do ácido clorídrico do estômago com os dentes, após o vômito frequente. A perimólise consiste no desgaste do esmalte e dentina, causando erosão, sensibilidade e cáries. É comum também aparecer gengivite e queilite (inflamação dos lábios) .
6. AIDS
É uma doença delicada e que precisa de atenção tanto para a saúde bucal quanto geral. É provocada pelo vírus HIV e é muito comum manifestações bucais com a presença de várias lesões bucais como herpes e sapinho, placas esbranquiçadas e linhas verticais brancas na lateral da língua.
Os sintomas citados podem ser os primeiros sinais da doença , portanto é muito importante um diagnóstico inicial de um dentista.
Manter a saúde bucal é um fator muito importante para a prevenção e diagnóstico de várias doenças.A condição bucal é determinante para o início e sucesso de vários tratamentos . Procure seu dentista assim que perceber quaisquer problemas.
Fonte de pesquisa:
https://www.minhavida.com.br/saude/
https://saude.abril.com.br/medicina/muito-alem-da-carie-9-doencas-que-se-manifestam-pela-boca/
http://www.crosp.org.br